No último sábado, 4, foi realizada a segunda etapa do Seminário Classista do CES, dirigida pela Coordenadora Geral do CES , Professora Liliana Lima.

O tema desenvolvido pela Professora Dra. Madalena Guasco e pelo Metalúrgico João Batista Lemos referiu-se à Educação de Classe e aos Desafios do Movimento Sindical. Além dos expositores, o Seminário teve como debatedor o Presidente da CTB-SP Renê Vicente.

Trata-se de um tema de fundamental importância neste momento difícil da Conjuntura Nacional e do Movimento Sindical. O avanço do Neofascismo em nosso país e as decorrências da sua aplicação sobre o Movimento Sindical, exige dos sindicalistas uma resposta muito incisiva.

A nova morfologia da classe que vive do trabalho impacta na subjetividade dos trabalhadores e das trabalhadoras.

Questões relativas à atualidade da luta de classes, da exploração da mais-valia , da identidade de classe, da centralidade do trabalho, da representatividade das entidades sindicais e da organização dos(as) precarizados(as) foram amplamente debatidas.

O CES pretende dar continuidade , em 2022, a este debate para contribuir na busca de saídas adequadas para que Movimento Sindical cresça cada vez mais e não seja, portanto, aniquilado como pretende a política ultraliberal implantada em nosso país.

Agradecemos aos palestrantes, ao debatedor e aos participantes do Seminário por esta importante contribuição.

.